Siga-nos no Twitter! Curta nossa fan page no Facebook!

26/10/2005 - 09:34:55

Assim não há quem agüente

Carlos Silva

Existe na internet um blog muito interessante, mantido por um grupo de fanáticos por futebol que se reúnem (ou melhor, se espalham) para assistir a jogos de futebol da série A2, A3, Segunda, Paulista sub-20, sub-17, campeonato mineiro da 2ª divisão... Enfim, todo e qualquer campeonato que não tenha cobertura pela "grande imprensa". É uma forma de protesto contra a "ditadura" da mídia que impõe ao espectador jogos de apenas umas pouquíssimas equipes durante o ano inteiro. O sítio chama-se Jogos Perdidos (http://jogosperdidos.zip.net) e já foi assunto de matérias na Globo (Esporte Espetacular) e na MTV (Rockgol de domingo). Vale a pena dar uma visitada. Entre outras façanhas, eles conseguiram cobrir a primeira partida oficial no Brasil disputada em um campo de gramado artificial: foi um jogo do E.C. São Bernardo, no Baetão, válido pelo Campeonato Paulista sub-20 deste ano. Mas há alguns dias eles tiveram uma "má idéia": cobrir a partida entre Santo André e Santa Cruz, no Bruno Daniel.

Não é de hoje que os Ramalhonautas têm denunciado a ação de cambistas nas proximidades do estádio em dias de jogos do Ramalhão, mesmo em partidas de menor interesse. Na célebre entrevista que fizemos com o Jairo Livólis, cobramos providências a respeito e abordamos também a questão do mau tratamento dispensado ao torcedor ramalhino por parte do policiamento no estádio. Infelizmente, parece que as providências prometidas pelo Presidente, se chegaram a ser tomadas, não surtiram efeito.
Para que não digam que estamos sendo chatos ou implicantes, passemos a palavra aos colegas do Jogos Perdidos:

"09/10/2005

Fala povo!

Bom, vamos agora com os posts dos jogos que o Clube acompanhou nesse último final-de-semana. Para começar, o martírio da última sexta-feira em Santo André. De novo, eu e o Mílton fomos acompanhar um jogo da Série B do Brasileiro. Dessa vez, Santo André e Santa Cruz, e a disputa direta por uma vaga na Fase Final da Série B.

Antes do jogo, um festival de abusos, descaso e ignorância foi vista lá no ABC. Logo de cara, e mais uma vez, os incontáveis guardadores de carro extorquiam os motoristas cobrando até 15 pilas por carro. Tudo na frente dos PMs locais, mostrando que são REALMENTE defensores da população. Para comprar o ingresso então mais uma via-crucis. Fiquei por volta de 45 minutos na fila... Bom, falar que aquilo era uma fila é de uma boa-vontade fenomenal, já que era mesmo um amontoado de pessoas sem organização alguma.

Até aí vamos levando, mas o que irrita é a quantidade de cambistas que ficaram ao lado dos guichês vendendo seus ingressos, todos DE ESTUDANTE, por 10 pilas. O engraçado é que para nós, simples mortais, comprarmos ingressos de estudante temos que mostrar RG e Carteira de Estudante, senão não temos vez. Já os queridos cambistas ficam com seus maços de 40 a 50 ingressos de estudante nas mãos e será que eles mostraram 50 RGs e 50 Carteirinhas para comprar??? Dá para perceber claramente que há um esquema entre bilheteiros e cambistas...

Depois de mais de 45 minutos na fila, quando chega a minha vez, vem um cambista, todo malandrão, tentando furar a fila NA MINHA FRENTE!!!! Obviamente não deixei, e fiz questão que ele ficasse na dele, e se mancando. A partir daí, ironicamente ele começou a me ameaçar, me ofendendo e dizendo para que eu "tomasse cuidado" e para que "eu ficasse quietinho, senão as coisas piorariam para mim". Isso com alguns PMs perto. Nem preciso dizer que isso é uma palhaçada né?

O melhor veio quando o Mílton foi perguntar ao comandante da PM se eles não fariam nada contra esses cambistas, ou algo parecido. Faço questão de reproduzir o diálogo entre os dois:

Mílton: "O senhor, ou algum policial não pode fazer nada contra esses cambistas que estão nos ameaçando e vendendo ingressos AO LADO da catraca?"
Comandante da PM: "Ha ha ha ha ha ha.... Deixa eles lá, deixa eles vendendo seus ingressos tranqüilo!!"

Nota 10 para a 'organização' do EC Santo André, para os 'queridos' cambistas e guardadores de carro, e para a 'prestativa e corretíssima' PM de Santo André. Aí depois dizem que somos doidos para irmos em jogos de 20 ou 30 pessoas... doideira mesmo é ir nesses jogos com um público maior. E isso que lá no ABC não teríamos um público de 80 mil pessoas, e sim de 8 mil."

Reparem que eles trouxeram fatos novos: a presença de cambistas na fila para retirar ingressos diretamente na bilheteria (evidenciando que há mesmo um esquema), o fato de eles estarem vendendo ingressos mesmo ao lado das catracas (ou seja, DENTRO do estádio) e a estranha tolerância do policiamento para com a ação desses aproveitadores (da qual já desconfiávamos). Acho que o pessoal do Jogos Perdidos, pela credibilidade que já conquistaram, não teriam razões para inventar. Até porque eles relataram fatos que todos nós, torcedores que freqüentam assiduamente o Bruno Daniel, já conhecemos há muito. A divulgação desses fatos em um sítio de notoriedade nacional denigre a imagem do E. C. Santo André e deixa a impressão que nossa cidade é a "casa da Mãe Joana" onde qualquer um faz o que bem entende.

Sou da opinião que esse assunto já passou do limite suportável. Deveríamos mostrar essa matéria ao Jairo e passar a cobrar providências imediatas. Do contrário, será cada vez mais difícil levar público aos jogos do Ramalhão (ou alguém acha que quem passou por aquele sufoco vai querer voltar?).







 

Ramalhonautas - Balançando a Rede! O Site do Torcedor Ramalhino
®2004/2024 - Todos os Direitos Reservados