Siga-nos no Twitter! Curta nossa fan page no Facebook!

04/03/2010 - 11:24:18

Júnior Costa

Entrevistador(es): Alexandre Bachega


Entrevista com Ângelo Esmael da Costa Júnior, o goleiro Júnior Costa, em 04/03/2010.

Revelado nas Categorias de Base do Ramalhão, Júnior foi campeão da Copa São Paulo Júnior 2003, Copa Estado de São Paulo 2003 e da Copa do Brasil 2004. Atualmente na Itália é conhecido como "Da Costa".


Como foi o seu início nas Categorias de Base do Santo André?
Em 1999 eu tive a oportunidade de fazer um teste nas categorias de base, e felizmente fui aprovado, fiquei muito feliz pela oportunidade de começar uma carreira em um grande clube que oferecia uma boa estrutura para o meu crescimento e com excelentes profissionais, como o preparador de goleiros Tinao e o treinador Rotta, que me ensinaram muitas coisas.


Em 2003 você foi Campeão da Copa São Paulo Junior juntamente com uma "geração de ouro" do Santo André, que tinha entre outros: Gabriel, Alex, Richarlyson, Rodrigo Sá, Dodô, Ronaldo, Tássio, Denni, Nunes... Qual foi a emoção de ganhar esse título?
Um titulo inesquecível para todos, antes de iniciar a copa só nós acreditávamos que poderíamos conquistar o titulo e conversávamos o quanto seria importante para nossas vidas, felizmente deu tudo certo, conseguimos jogar muito bem e vencer uma copa que parecia impossível!!!


Depois, em 2004, uma grande parte destes jogadores foram para o time profissional, participando inclusive da Copa do Brasil, juntamente com jogadores experientes como Romerito, Dedimar e Sandro Gaúcho. Essa mescla foi o segredo para conquistar a Copa do Brasil?
Sim, sem duvida esta foi a formula vencedora da copa do Brasil, conseguimos juntar jogadores experientes e jovens, onde todos queriam crescer. E naquele momento o mérito vai para a diretoria e para o nosso treinador Ferreira que acreditou naquele grupo.


No inicio da Copa do Brasil, até onde vocês imaginavam que poderiam chegar? Vocês acreditavam que poderiam ser campeões?
No inicio não imaginávamos que poderíamos ser campeões, as vezes apenas brincávamos que seriamos campeões, que no próximo ano estaríamos na Libertadores, mas o objetivo era mesmo fazer uma boa campanha. Mas com o passar do tempo, dos jogos, fomos adquirindo confiança, e depois que vencemos o Atlético Mineiro, que é um grande clube, vimos a oportunidade, começamos a acreditar e sonhar alto e a vontade de vencer e levar o Santo André a um grande titulo com o apoio da torcida, cidade, diretoria, foi muito importante.


Com a contusão do Julio César, você foi o goleiro titular até a semifinal. Foi frustrante ficar no banco na decisão?
Frustrante não, é claro que eu queria muito jogar, mais naquele momento o mais importante era conquistar o titulo, e como eu e o Julio somos muito amigos não tivemos problemas para superar aquela situação.


Qual foi a emoção de ser campeão em pleno Maracanã lotado? Os jogadores acreditavam que podiam ganhar do Flamengo?
Uma das maiores emoções da minha vida, um sonho que se tornou realidade. Estávamos muito confiante que podíamos vencer o Flamengo, e depois do primeiro jogo que empatamos, ficamos muito felizes porque tínhamos a sensação que iríamos no Maracanã e sairíamos vencedores.


Você chegou a ser o titular na Série B de 2007 e depois perdeu a posição para o Neneca. Você se sentiu injustiçado? Como foi sua saída do Ramalhão?

Me senti triste, porque sempre lutei muito para ser titular. O ano de 2007 foi um ano muito difícil, que muitas coisas não estavam dando certo, fiquei apenas chateado por talvez não ter tido uma confiança maior, ou oportunidade. A minha saída não foi fácil, toda minha carreira eu fiz no Santo André, gostava e gosto muito de todos, tenho um carinho muito grande por tudo, mas acreditei que era o momento de buscar novos ares.


Para qual time foi quando saiu do Santo André? Foi difícil se adaptar?
Quando sai do Santo André em janeiro de 2008, eu fui para o Varese, time da 3ª divisão italiana. No Varese fiz um período de 3 meses de adaptação que foi muito difícil porque é tudo diferente, a língua, treinos, cultura, longe de amigos e família.


Em que time está jogando atualmente?
Atualmente jogo no Ancona time da 2 divisão, onde me transferi no início temporada de 2008-2009.


É titular? Quantas partidas jogou na última temporada?
Hoje graças a Deus sou titular, estamos na temporada 2009-2010, onde joguei todos os 27 jogos ate o momento, e que estou muito feliz por esta seqüência. Na ultima temporada eu comecei o campeonato na reserva, onde depois de 15 jogos me tornei titular e joguei os 30 jogos que faltavam.


Ganhou algum título? Algum fato relevante?
Infelizmente ainda não ganhei nenhum titulo aqui na Itália, só na temporada de 2008-2009 que ganhei um prêmio como melhor goleiro da região Marche, que seria como o nosso estado aqui, que me deixou muito contente.


Qual a expectativa para 2010?
A expectativa para 2010 é muito boa, (diferente da temporada 2008-2009 que brigávamos para não cair ate a última rodada e felizmente conseguimos nos salvar) hoje estamos na 5ª colocação de um campeonato importante que tem grandes times que disputaram muito tempo a 1ª divisão italiana, e que esta dando um visibilidade muito importante.


Acompanha o Ramalhão mesmo estando na Itália?
Sim, sempre estou ligado nas noticias pela internet, gosto de acompanhar e torcer pelos amigos, e estes dias tive a felicidade de assistir o jogo Santo André e Portuguesa que passou aqui numa Tv italiana, foi muito bom, torci muito e fiquei muito feliz em ver o time vencer.


O pessoal aí na Itália conhece o Santo André?

Não são todas as pessoas que conhecem o Santo André, mas as pessoas que acompanham de perto e conhecem de futebol conhecem o Santo André.


Como você faz quando bate a saudade do Brasil?
A saudade do Brasil é sem duvida o maior problema. A solução é a internet e telefone, onde falo com amigos e família. E também já recebi a visita de amigos e família aqui o que ajuda muito.


Mande uma mensagem para os torcedores do Santo André!
Primeiramente gostaria de agradecer por todo carinho e por tudo que vocês fizeram por mim durante quase os 9 anos que estive ai, foi um momento muito importante da minha vida, momentos de alegrias e tristezas, acho que muito, muito, muito mais alegrias... e tudo que tenho hoje devo ao Santo André, a cidade, aos amigos torcedores.
Quero parabenizar pela campanha maravilhosa que o clube vem fazendo no campeonato paulista, que sem duvida é mérito de vocês que estão sempre apoiando o time em todos o momentos e em todos os lugares... parabéns!!!! 
Um feliz 2010 para todos, grande abraço para todos amigos, fiquem com Deus... saudades... e vamos Santo André, agora aqui como torcedor quero o titulo do paulistão! (risos)

Muito Obrigado, Júnior! Te desejamos muito sucesso!

Júnior Costa
Nome completo
- Ângelo Esmael da Costa Júnior
Nascimento - 12/11/1983, São Bernardo do Campo-SP
Posição - Goleiro. Atuou de 2000 a 2007.

 

 

 

 






 

Ramalhonautas - Balançando a Rede! O Site do Torcedor Ramalhino
®2004/2024 - Todos os Direitos Reservados